Reportagem do ano passado do site do Globo Esporte, mas vale a pena ver que a ACREPA possui excelentes técnicos e vai depender muito do atleta querer chegar mais longe como jogador, tudo vai depender da dedicação, talento e esforço de cada um...
Dono de duas medalhas de ouro no tênis de mesa das Olimpíadas Escolares de João Pessoa, o paulista Gustavo Yokota é um talento moldado por uma ex-atleta olímpica. Ele começou a jogar como uma brincadeira, mas acabou chamando a atenção de Monica Doti, que esteve nos Jogos de Barcelona em 1992. Ele então começou a treinar em 2009 e pouco depois Mônica o levou para treinar na Associação Cultural e Recreativa da Pauliceia (Acrepa), uma das melhores do Brasil e onde Hugo Hoyama, o maior mesa tenista do Brasil, também treina.
Não demorou muito para Yokota começou a se destacar no esporte. Segundo ele, a ajuda de Mônica Doti no início foi fundamental.
- Mônica tem muitos contatos e me indicou para treinar durante as férias na Acrepa. Comecei a ganhar os torneios internos da associação e não parei mais – declarou Yokota.
Precoce, Yokota só começou a participar de competições oficiais em 2011, mas já ocupa espaços importantes. Esteve em primeiro lugar no ranking paulista por duas vezes, foi campeão estadual e do torneio municipal de Santo André. Ontem, foi ouro das Olimpíadas Escolares nas duplas ao lado de Matheus Shimoki. E hoje, repetiu o feito no individual.
O próximo voo do paulista é o Campeonato Sul Americano de Tênis de Mesa. Yokota deve ser confirmado nos próximos dias pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa na delegação que vai para a competição.